Sistema para Distribuidoras de produtos

Por dentro do mercado

Como funciona uma distribuidora de produtos?

Uma empresa distribuidora, tem como finalidade a distribuição de mercadorias em larga escala, para atacadistas e varejistas. Normalmente os distribuidores não vendem os produtos da marca diretamente para o consumidor final. Por exemplo, no caso da distribuição de bebidas, o distribuidor venderá para comerciantes de bebidas, e este sim, venderá esses produtos para o consumidor final. Os distribuidores dispõem de uma força de vendas que ajuda os fabricantes a atingir pequenos clientes comerciais a um custo relativamente baixo

A empresa atacadista trabalha com grandes quantidades, em geral, recebem os produtos direto dos fabricantes ou distribuidores, e vendem para as empresas varejistas. Atualmente há empresas que trabalham no formato “Atacarejo”, que reúne características tanto do atacado quanto do varejo, comercializando mercadorias nestes dois modelos.

O conceito de distribuidor e atacadista são semelhantes, mas, empresas atacadistas normalmente comercializam produtos de diferentes concorrentes, o que não é comum acontecer no caso do distribuidor, que trabalha como representante de uma determinada marca. Além disso, o principal objetivo do distribuidor é a comercialização para o atacado, enquanto a empresa atacadista revende as mercadorias para o varejista, que só então irá vender para o consumidor final.

O que define o sucesso de uma distribuidora de produtos?

Uma empresa atacadista ou distribuidora trabalha com comercialização de mercadorias em grande volume, com preços variados e condições promocionais para um mesmo produto. O empresário deve adotar procedimentos automatizados para precificar os produtos de forma que obtenha o lucro desejado e ainda custeie as despesas fixas e variáveis. Um dos principais recursos utilizados neste segmento é o desconto escalonado, que permite aplicar desconto na tabela de preço dos produtos, automaticamente, de acordo com a quantidade vendida.

gestão de estoque é uma ação fundamental para qualquer empresa de distribuição, pois é ela quem condiciona o seu funcionamento. Atentando para sazonalidades típicas do mercado (que depende do produto comercializado) e mantendo níveis suficientes, para suprir suas necessidades, além de reduzir o tempo de movimentação dos produtos no armazém. Outra técnica recomenda é a curva abc, que permite analisar e categorizar os produtos vendidos por ordem de importância.

Em relação aos processos de vendas, empregar procedimentos para promover a pronta entrega das mercadorias com eficiência, ter total controle dos fretes e concorrentes, observar a legislação e atender as obrigações fiscais, como a emissão de nota fiscal eletrônica. Outro ponto importante é a gerenciamento dos vendedores externos. É importante que estes utilizem ferramentas para auxiliar na criação de pedidos de vendas e controle das rotas de visita.

A tecnologia permite implementar diversos recursos para automatizar processos e facilitar o gerenciamento total do negócio. Com um software de gestão, por exemplo, é possível integrar todas as áreas da empresa e agilizar as atividades do dia a dia, como emissão de boletos, relatórios gerenciais, emissão de documentos fiscais, entre outros recursos.

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Emissão de nota fiscal

NF-e – Registra operações de circulação de mercadorias realizadas, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização

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