Sistema para Minimercados ou Mercearias
Por dentro do mercado
Como funcionam os minimercados e mercearias?
Minimercado ou mercearia são estabelecimentos comerciais de pequeno porte que vendem mercadorias de grande consumo, como alimentos, itens de higiene, limpeza, bebidas em geral e objetos de uso doméstico. Normalmente são encontrados facilmente dentro dos bairros residenciais. O fato das lojas serem próximas das residências torna este tipo de empreendimento promissor por atender as necessidades básicas e de urgência dos consumidores. O número de vezes que um consumidor visita um minimercado por semana é de 5 vezes/semana. Nas grandes redes de supermercados e hipermercados esse número é bem menor.
Fonte: Kantar World Panel (Maio/2017).
Normalmente, os minimercados e mercearias praticam o modelo de autosserviço, ou seja, aquele formato onde o cliente entra na loja, escolhe o produto sem intervenção de terceiros e efetua o pagamento no caixa (checkout). Segundo o Sebrae, o minimercado é caracterizado por até 4 caixas. Este tipo de negócio é responsável por, cerca de, 35% do volume total de vendas do setor de varejo de autosserviço. Além disso, há outros tipos de mercearias, como as que vendem apenas frutas e verduras, chamadas de quitanda ou fruteira.
O que define o sucesso de um minimercado ou mercearia?
Em um negócio de minimercado ou mercearia há uma grande variedade de produtos, inclusive itens com tratamento fiscal diferenciado. É essencial que o empresário registre corretamente as mercadorias e seus códigos fiscais, como, por exemplo, a classificação fiscal (NCM), além de manter os cadastros sempre atualizados de acordo com a legislação vigente, evitando multas e penalidades. Uma forma de auxiliar neste processo é adotar ferramentas para cadastro automático de produtos e importação de notas fiscais de compra, reduzindo custos e evitando erros no cadastro das mercadorias.
É importante também, que os caixas não parem de vender e emitir notas fiscais, mesmo sem internet ou com problemas de rede. Um minimercado deve oferecer atendimento de excelência através de compras sem grandes filas, uma boa organização do estoque e preço justo.
Em um minimercado as compras são constantes e é alto o volume de vendas. É de suma importância que o empresário adote mecanismos para realizar compras inteligentes e automatizadas baseadas no estoque e histórico de vendas, com a finalidade de atender a alta demanda e evitar compras desnecessárias.
São muitos os desafios para administrar um minimercado, mas a tecnologia permite que existam diversas formas de automatizar processos e fazer o gerenciamento total do negócio. Com um software de gestão específico para este segmento, é possível integrar todas as áreas da empresa, como os setores de compras, financeiro e vendas, e agilizar atividades do dia a dia. Além de disponibilizar análises gerenciais para auxiliar na tomada de decisão.
Onde a VVS pode atuar no seu negócio
Gestão multi-lojas e filiais
Administração independente, controle de estoque centralizado por loja e transferência de estoque
Integração e-commerce
Sincroniza automaticamente lojas virtuais e marketplaces ao sistema principal, tudo fica centralizado em um só lugar
Controle das ordens de serviços
Controle total das rotinas operacionais com informações detalhadas das ocorrências, integrado ao faturamento
Exportação de relatórios fiscais
Relatórios integrados: Sintegra, EFD ICMS/IPI (sped fiscal) e EFD PIS/COFINS (sped contribuições)
Armazenamento de notas fiscais em nuvem
Armazene automaticamente, em um datacenter seguro, os arquivos XMLs das notas fiscais emitidas pelo sistema
Relatórios e gráficos personalizados
Tenha uma visão geral do seu negócio em segundos, usando os nossos relatórios 100% personalizados
CRM – Relacionamento com o cliente
Gerencie os contatos e reuniões realizadas, os orçamentos enviados, os números de cada colaborador da sua equipe de vendas
Dashboard Mobile
Visão 360 graus dos indicadores de vendas, relatórios e gráficos gerenciais para tomada de decisão em seu smartphone
Emissão ilimitadas de notas fiscais
Emissão simplificada da NF-e (nota fiscal eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)
Rastreador de notas emitidas
Rastreio automático das notas fiscais de compras emitidas pelo fornecedor para o seu CNPJ
Emissão de nota fiscal de serviço
NFS-e – Registra operações de prestação de serviços realizados, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização
Emissão de nota fiscal
NF-e – Registra operações de circulação de mercadorias realizadas, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização
Gestão Financeira
Controle de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE gerencial
Emissão e quitação automática de boletos
Emissão de boletos bancários personalizados, geração de arquivos de remessa e quitação automática de contas a receber
Controle financeiro avançado
Permite a conciliação bancária através da importação de extrato bancário, renegociações de contas a pagar e a receber
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
MDF-e – Emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na carga
Controle total de vendas
Maximize as vendas de forma organizada, controlando todos os orçamentos, pedidos realizados até a entrega ao cliente
Impressões rápida de etiquetas
Ganhe tempo na precificação e codificação dos produtos, simples e rápido, direto do sistema
PDV Off-line, vendas sem conexão
As vendas são acumuladas nos Pontos de Vendas e sincronizadas no retorno da conexão
Força de venda externa
Ferramenta destinada para vendedores externos para cadastrar clientes, emitir orçamentos e realizar pedidos
Controle de estoque e inventário
Eficiente no estoque, Inventário, transferência entre setores e lojas, controle de produção, entrada e saída.
Assistente inteligente de compras
Pedido de compras inteligente, baseado no histórico de compras e informações de estoque do seu negócio
Cadastro automático de produtos
Mais produtividade. Importe novos produtos a partir da entrada da nota fiscal emitida pelo seu fornecedor
Entrada de notas pelo celular
Facilidade na gestão de estoque e entrada de notas fiscais, leitura do código de barras através da câmera do celular, etc
Como contratar a solução ideal para o seu negócio
- Você entra em contato para avaliarmos o seu negócio
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- Instalamos, treinamos e implantamos a solução no seu negócio
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C-PLUS SLIM
Destinado para pequenas empresas que possuem uma movimentação fiscal enquadrada no Simples Nacional e uma necessidade de controle mais simples. Muitos recursos e baixo investimento.-
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Cadastros e controles para gestão do estoque, vendas e financeiro
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Emissão ilimitada de documentos fiscis
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Entrada no estoque por XML da nota do seu fornecedor
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Formador de Preço para definição de Markup dos produtos
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Radar NF-e para capturar
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Envio de orçamento via Whatsapp e pagamento via Pix
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App C-Plus Dashboard
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Controle mais de um CNPJ no seu banco de dados (Multi-loja)